20 de novembro de 2019

Como perder o medo de falar em outro idioma?

Você tentou falar em outro idioma fora do contexto da sala de aula e deu aquela travada? Depois disso, você nunca mais arriscou dizer umas palavras? É comum sentir insegurança diante de um novo aprendizado, mas o medo definitivamente não pode te paralisar.

Vocabulário, estruturas, pronúncia das palavras… Em geral, a ‘fala’ é uma das habilidades mais temidas quando se está aprendendo um novo idioma, afinal, é preciso pensar e se expressar com mais rapidez e agilidade. No entanto, algumas atitudes que tomamos enquanto estudantes de uma língua estrangeira podem trazer a coragem que falta para sair falando por aí. 

Quer saber como? Confira nossas dicas!

Criando oportunidades

Não é apenas viajando que você tem a oportunidade de praticar uma língua estrangeira. Diversos ambientes virtuais permitem a prática de um idioma com nativos da língua, a exemplo do Cambly e do Busuu. Essa é, inclusive, uma forma mais social e cultural de perder o medo de falar em inglês, espanhol, francês ou no idioma que você deseja se aprofundar.

O idioma como parte do cotidiano

Assistir a um filme com áudio e legendas na língua de interesse, ouvir músicas ou podcasts, ler notícias, trocar o idioma do celular… Inserir a língua estrangeira no seu cotidiano pode ser um excelente exercício para aprender mais sobre expressões e gírias, além de outras curiosidades.

Compreensão

Que tal exercitar a compreensão do idioma criando seus próprios diálogos e tentando pronunciar as palavras de forma correta? Dessa forma, você se desafia a construir frases na estrutura gramatical certa e consegue se ouvir durante um diálogo. 

Agora que você já percebeu como é simples ir perdendo o medo de praticar a habilidade da fala na língua estrangeira, que tal colocar em prática nossas sugestões? Acredite no seu aprendizado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *