8 de outubro de 2019

Exames de proficiência: 3 dicas para te ajudar na preparação!

FCE, CAE, DELE… Vai se candidatar a um mestrado em uma instituição de ensino ou vai tentar uma vaga de emprego no exterior? É bem possível que exijam algum certificado de proficiência em inglês ou no idioma local

Você provavelmente está se perguntando para que servem esses exames de proficiência. É simples, eles medem sua fluência. Ou seja, sua capacidade para se comunicar em uma determinada língua por meio das principais competências: fala, audição, escrita e leitura.

Ter o seu objetivo bem definido antes de se preparar para os exames é fundamental, inclusive porque algumas instituições chegam até a exigir mais de um certificado.

As provas de proficiência duram muitas horas e são bem intensas, por isso é fundamental estabelecer uma preparação adequada. Além de controlar o nervosismo e a ansiedade, algumas medidas que tomamos podem ser fundamentais para garantir um desempenho satisfatório. Confira: 

1 – Busque escolas e profissionais especializados no teste

Hoje, no mercado, existem diversas escolas de idioma que já contam com profissionais e turmas específicas para o exame de proficiência. O mais adequado é procurar por essas instituições, para que o ensino seja totalmente direcionado ao desenvolvimento de habilidades exigidas no teste, que tem características muito peculiares. 

2 – Intensifique a gramática e o vocabulário

Filmes, séries, livros, músicas… Existem várias maneiras de treinar o idioma e expandir o vocabulário para além dos materiais didáticos e da gramática – que é indispensável! Buscar nesses recursos mais uma oportunidade de intensificar o domínio da língua também pode ser um diferencial nessa fase preparatória.

3 – Realize provas anteriores

Muitos sites disponibilizam provas realizadas em períodos anteriores para que os candidatos possam se habituar às questões exigidas, é um excelente treino! Nesse caso, vale cronometrar o tempo para saber se você é capaz de realizar a prova completa dentro do prazo e dos conteúdos estabelecidos pela instituição. Os exames antigos também são ótimas oportunidades de conhecer a estrutura e as etapas do teste que será realizado.

Gostaria de tirar mais dúvidas sobre os exames de proficiência? Entre em contato conosco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *